quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A Hora da Estrela - Clarice Lispector

A Hora da Estrela é um romance de Clarice Lispector publicado em outubro de 1977. O livro foi escrito todo à mão, e depois, com ajuda de sua secretária pessoal, passado à versão final.

Em entrevista à TV Cultura, Clarice afirmou que o livro é "a história de uma moça, tão pobre que só comia cachorro quente. Mas a história não é isso, é sobre uma inocência pisada, de uma miséria anônima".

O romance narra a história de Macabéa, uma datilógrafa alagoana que resolve tentar a vida no Rio de Janeiro em busca de seus sonhos. E é a simplicidade da vida da personagem, a mistura entre os sonhos e a realidade transparecida por Clarice que nos conquista a cada página.
"que cada um reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro - existe a quem falte o delicado essencial."
"Ah pudesse eu pegar Macabéa, dar-lhe um bom banho, um prato de sopa, um beijo na testa enquanto a cobria com um cobertor. E fazer que quando ela acordasse encontrasse simplesmente o grande luxo de viver."
 Sempre que lembro de "A Hora da Estrela" o meu pensamento é levado automaticamente ao filme "O Cisne Negro", em que é preciso morrer para nascer. Sim, muitas vezes é preciso que uma parte nossa deixe de existir para dar espaço a coisas melhores, é indispensável que um ciclo se feche para que outro se inicie.
"Pois na hora da morte a pessoa se torna brilhante estrela de cinema, é instante de glória de cada um e é quando como no canto coral se ouvem agudos sibilantes."
Clarice é Clarice e dispensa maiores comentários. Super Indicarei sempre!


Editora: Rocco
Preço Médio: R$15,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário