quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pequena Abelha - Chris Cleave

O próprio autor, Chris Cleave, me fez um pedido muito especial, o qual de maneira nenhuma poderia deixar de atender:

"Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como esta narrativa se desenrola."

O livro narra a história de suas mulheres, Sarah e Pequena Abelha - ou Abelhinha, que tem as vidas cruzadas na Nigéria, sob circunstâncias muito, muito fortes. Neste momento, uma delas é obrigada a tomar uma decisão que marcará a vida de todos.

Após dois anos, e de uma maneira um tanto quanto inesperada, a vida delas se cruza novamente. Mas sinto informar que ali as circunstâncias também não são as menores.

Gosto da simplicidade com que Abelhinha observa as coisas mais simples, como a moeda de uma libra, os comentários sobre a Rainha, e até a mania dos ingleses de beberem chá. Isto porque a forma como ela vê é a mais pura que você possa imaginar, embora tenha presenciado toda forma de maldade existente neste mundo.

Sim, é possível recomeçar, é possível fazer o bem pelo outro, é possível se maravilhar com as menores coisas que a vida coloca em nossos caminhos. 

Mas não vá achar que o livro é mamão com açúcar, por que de sutileza, só na forma como Pequena Abelha abre seus pensamentos e sentimentos mais profundos.

O livro descreve cenas trágicas e impressionantes de forma bastante real, direta, descritiva. É como se eu estivesse ali em pé, parada em frente àquelas cenas mais densas. 

Senti medo em alguns momentos. Em muitos outros, eu torcia por Abelhinha. Me senti frustrada com a passividade de Sarah, querendo sacudi-lá em várias passagens.

O livro é envolvente, a leitura muito agradável, e nem preciso mencionar que devorei em dois dias! Pra variar! Eu Super Indico este livro por muitos motivos, mas o principal, é por me sentir mais forte depois da leitura, ver que não estou sozinha. Afinal, "os problemas são como o oceano - cobrem dois terços do mundo".


Editora Intrínseca
Preço Médio: R$24,90

Siga a Intrinseca no Twitter: @intrinseca

Um comentário:

  1. Nossa, tô vendo que vou ter que gastar boa parte do meu (futuro) salário com livros, e devo isso ao seu blog! p.s: adooooro!!!
    Mais um que quero ler!!
    Obrigada pelas dicas lindas!
    Roberta

    ResponderExcluir