sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os Quatro Compromissos - Don Miguel Ruiz


"Sua obra consiste em compromissos de fé e de caráter que afastam a depressão, a insegurança e a dependência, levando-nos à verdadeira liberdade - aquela que vem da alma, que somente nós podemos nos conceder."

Este é um livro muito simples. Mas se engana muito quem imagina que nele contem regras  para ter poder, arrumar um namorado, ser poderoso ou ganhar dinheiro. Ao contrário, o autor nos mostra quatro compromissos importantes e familiares, mas que estranhamento não aplicamos da forma ideal às nossas vidas. 

Você deve estar imaginando: "livro de auto-ajuda? Que saco!" Nada disso, eu garanto. Ele me foi apresentado por uma grande amiga, Renata Duarte, quando eu estava em um dos meus momentos de crise existencial. Apenas queria ler algo que me confortasse, me trouxesse esperança de tempos melhores. 

Assim, logo que ela me indicou, corri em meu horário de almoço na livraria mais perto do trabalho e já comprei. E que grande presente, já que a grande proposto é alcançar a liberdade, a sua liberdade pessoal. 

"É fácil viver com os olhos fechados, entendendo errado tudo o que você vê..." - John Lennon
Somos aprisionados por todos os conceitos criados e impostos pela sociedade, incluindo aí a nossa família, a escola e todos aqueles com quem convivemos. Este é um acordo que firmamos e nem nos demos conta. Não escolhemos o nosso nome, o nosso idioma, tampouco o estilo de vida. A partir daí é necessário ter fé e acreditar incondicionalmente em nossos princípios, além de justos, não nos sentindo eternamente culpados por nossas atitudes.

"Fingimos ser o que não somos porque temos medo de ser rejeitados. O medo de sermos rejeitados torna-se o medo de não sermos suficientemente bons. Mais tarde, acabamos por nos tornar alguém que não somos."
 1. Seja impecável com a sua palavra

Vocês já imaginaram o poder que tem as coisas que dizemos? Como podemos tornar a vida de alguém a melhor do mundo ou o maior pesadelo com apenas palavras? O quão grande é a responsabilidade por tudo o que falamos?

Daí vem a razão deste compromisso: usando a palavra contra alguém, estamos as usando contra nós mesmos, além de canalizar toda a nossa energia da forma mais negativa. 

2. Não leve nada para o lado pessoal

Você não é o centro do universo e o mundo não gira ao seu redor. Porque importar tanto com as palavras das outras pessoas? Afinal, a verdade é aquela em que você acredita, e não a dita ou imposta por quem quer que seja.

3. Não tire conclusões

Quando tiramos conclusões entendemos determinado fato da forma como nos convêm, ou seja, vemos o que queremos ver e ouvimos o que queremos ouvir. Mas será que a conclusão corresponde à verdade? 

4. Sempre dê o melhor de si

Acho que este compromisso dispensa qualquer comentário. Mas ainda assim vou contar algo que aprendi com um grande chefe, Dr. André Monteiro. Se você acha que já deu 100% de si no dia de hoje, então dê 101%, e assim saberá que fez o seu melhor.

Quatro receitas para a liberdade pessoal, ou a paz de espírito se você assim entender. Eu super indico este livro que com palavras simples pude ver que posso me empenhar e tornar minha vida muito mais feliz. Só depende de mim.


Editora: Best Seller
Preço médio: R$19,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário